A EVOLUÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Envolve todas as etapas desenvolvidas por fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores, e também a movimentação da matéria-prima desde sua origem até chegar no cliente.

A cadeia de suprimentos abrange todo o processo logístico de um determinado produto ou serviço, desde o processo de fabricação (matéria-prima) até a entrega ao consumidor final.

A gestão da cadeia de suprimentos envolve o gerenciamento de dados, bens e serviços entre diversos integrantes dos processos. Seu principal objetivo é reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela empresa.

Ela se inicia nos produtores, que fornecem insumos aos fabricantes, que finalizam o produto e enviam ao distribuidor. Este por sua vez abastece os varejos para que possam vender aos consumidores.

Em cada etapa, cada integrante, mencionado acima, desenvolve suas atividades e funções com o objetivo que essa linha – da matéria-prima ao produto – seja realizada no tempo certo, com materiais certos e entregues às pessoas certas.

O que pode ser melhorado na cadeia de suprimentos?

  • Localização de fornecedores de matéria-prima: ter acesso a fornecedores de maneira eficaz é fundamental para que a cadeia de suprimentos seja otimizada. Um software de gestão permite a procura e controle de fornecedores, bem como, a gestão dos pedidos e entregas. Isso evita situações como escassez de matéria-prima ou prazos de entrega fora do tempo estipulado, por exemplo.
  • Fabricação: a otimização ao elaborar o produto, ajuda no fluxo mais ágil da cadeia de suprimentos. Através da opinião do cliente, por exemplo, é possível realizar melhorias no produto ou no processo em si;
  • Previsão e planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda: um software permite ter o controle com exatidão da oferta e da demanda. Essa visualização do estoque reduz gastos desnecessários e atende as necessidades dos consumidores, gerando lucro ao negócio.
  • Armazenagem: sendo perecível ou não, é fundamental elaborar formas mais objetivas e otimizadas de armazenamento. Caso contrário, você pode ter um estoque maior do que o previsto. Ou ainda, se for produto alimentício, por exemplo, acabar tendo um lote estragado porque ficou muito tempo no depósito.
  • Entrega: ser seleto com os distribuidores ajuda na cadeia de suprimentos, pois uma entrega pontual e de qualidade é ponto positivo com o consumidor final. Problemas na entrega atrasam o fluxo da cadeia e geram mais gastos.
  • Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do processo, onde for necessário: novamente aparece a questão do aperfeiçoamento através da solicitação de opinião e sugestão dos consumidores finais. Como o produto é focado para atender as demandas do cliente final, ninguém melhor do que ele para apontar upgrades.

Considerando todas as possíveis melhorias na cadeia de suprimentos, a otimização logística e a eficácia no relacionamento com os fornecedores são fatores extremamente relevantes.

Desta forma, o uso de ferramentas para compra coletiva pode gerar ganhos para todos os elos da cadeia, seja no ganho de escala para os compradores, como na redução de custos logísticos para os fornecedores.

Diante deste cenário, acreditamos muito na contribuição que pode ser dada pela evolução tecnológica, através de novas ferramentas, como o Super Clube de Compras, que possam conectar de maneira mais eficiente fornecedores e compradores em uma relação que traga benefícios para todos.

Aumente suas vendas com esses 5 passos!

O varejo alimentício é um setor extremamente relevante para a economia nacional. Entretanto, nos últimos anos, houve queda de faturamento do segmento graças à crise econômica, o que desacelerou o crescimento de mercados, e supermercados. Contudo, desde 2018 a situação econômica tem se mostrado mais positiva para estabelecimentos deste ramo. Comprar alimentos é uma necessidade, por isso, sempre haverá um número expressivo de clientes entrando e saindo do seu estabelecimento.

As vendas diminuíram e você não sabe como aumenta-las? Então siga esses 5 passos, que o aumento de suas vendas é certo!

Passo nº1: Você está realmente atraindo mais clientes?

Atrair clientes é o 1º passo para quem quer vender mais. Mas como saber se as pessoas em sua volta conhecem o seu estabelecimento?

Nos dias de hoje, as redes sociais tem auxiliado os empreendedores de uma forma estrondosa, através delas é possível conhecer qualquer pessoa, lugar ou estabelecimento, e por que não o seu?

Criar uma página no Facebook é um ótimo começo. Além de poder anunciar seus produtos e preços, novas pessoas poderão conhecer o seu estabelecimento, saber o seu endereço, telefone e horários de funcionamento.

Tem dúvidas de como criar a sua própria página? Leia a matéria do Blog do Super Clube de Compras do dia 13 de novembro!  https://superclubedecompras.com.br/blog/?p=32

Passo nº2: Como tornar seus clientes mais assíduos?

Saber que o cliente irá voltar depois da última compra é uma sensação de alívio para todo estabelecimento. Mas como fazer com que o cliente volte?

Um bom serviço, produtos de qualidade e um preço acessível, é uma das garantias de que você terá clientes assíduos, mas você sabe como comprar produtos com um ótimo preço para revenda? Se sua resposta for não, conheça agora o Super Clube de Compras, uma plataforma que contém preços diferenciados e ótimos produtos para o seu estabelecimento. Confira o link e faça o seu cadastro: https://superclubedecompras.com.br/

Passo nº3: Como oferecer o melhor serviço?

O modo como você e seus funcionários tratam o cliente é essencial para saber se ele irá voltar.

Pequenas palestras e reuniões com os seus funcionários é sempre necessário para um ótimo atendimento. Todo cliente gosta de ser tratado bem e com respeito, e esse pode ser um dos seus diferenciais, elabore entrosamento com os seus clientes. Saber que você se preocupa com ele é um passo importantíssimo para as suas vendas!

Passo nº4: Seus produtos tem a qualidade esperada?

Estar monitorando a validade dos seus produtos é sempre necessário. Analisar a qualidade do produto antes de comprá-lo para a revenda é preciso. Saiba onde está comprando seus produtos e lembre-se, o cliente sempre tem razão.

Passo nº5: Você sabe qual é o seu diferencial?

  • Menor preço;
  • Produtos diferenciados e de qualidade;
  • Localização;
  • Público alvo;

Depois de analisar e identificar o seu diferencial, busque investir cada vez mais para que os seus clientes também os identifiquem!

Agora que você já sabe esse 5 passos, busque colocar em prática no dia a dia do seu estabelecimento, visando sempre o melhor atendimento aos seus clientes e a potencialização das suas vendas.

Onde estão os seus clientes? – Entenda a importância da rede social para a divulgação do seu negócio

Seus clientes estão na internet. E sua marca, está?

Hoje, 62% da população brasileira está conectada às redes sociais diariamente. Essas pessoas tem acesso aos mais diversos anúncios e divulgações por meio das redes online. Mas e o seu negócio, está ativo na internet? Seus clientes conseguem encontrar a sua página?

Essas plataformas virtuais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat e Instagram já criaram uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo oportunidades de negócios, anúncios e divulgações de produtos e serviços. O melhor de tudo é que já é possível direcionar os seus conteúdos para um público específico, um público-alvo. É possível estimular a interação com as pessoas, despertar a atenção e criar vínculos.

 Não sabe como criar sua página online?

O site do Sebrae traz algumas dicas importantes para quem está interessado em expor seu negócio no mundo virtual e atrair mais clientes.

  1. Defina a persona: tenha bem definido quem é seu público-alvo, ou seja, quem você quer atrair.
  2. Conheça as redes sociais, como funcionam e qual o público de cada uma: é importante saber em qual rede seu público-alvo está mais presente. Criar uma rede social onde seus clientes não estão conectados não trará resultados.
  3. Conteúdos relevantes: entenda o que atrai seu cliente, quais informações são mais relevantes para ele. Não adianta você postar fotos de promoções ou de motivações quando isso não é algo interessante para o seu público-alvo. Entenda, nem sempre o que você gosta de publicar, é o que o seu cliente gosta de ver.
  4. Imagens: busque postar imagens atrativas com informações interessantes. Maior parte das publicações aceitas pelo público são vinculadas a alguma imagem.
  5. Planeje-se e programe os posts: é interessante que suas publicações tenham um cronograma, ou seja, sejam programadas para datas definidas. Isso gera um sentimento de constância para os clientes, além de instigar a curiosidade para aguardarem o novo post na data programada.
  6. Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas: se inspire em marcas que já estão bem posicionadas nas redes, utilize o que for interessante e descarte o que não for agregar valor para as suas postagens.
  7. Crie relacionamento: não deixe seu público “no vácuo”. Responda a todos os comentários e dúvidas, seja atencioso e claro. Passe o sentimento de confiança para os seus possíveis clientes.
  8. Monitore os resultados: você fez sua página na rede, criou conteúdo, ganhou público e curtidas, mas e agora? É hora de analisar quanto de resultados isso trouxe para o seu negócio. Quantos clientes novos? Quantos feedbacks positivos?

Ao vincular a imagem da sua empresa em uma rede social, você é responsável por manter a reputação da sua marca. Hoje, qualquer possível cliente consulta as redes sociais antes de fechar um negócio ou tomar uma decisão de compra. É importante que ele veja coisas positivas na sua página e que favoreçam na decisão de comprar no seu estabelecimento.

O importante para todo empreendedor é manter uma relação positiva com o cliente, acompanhando o seu comportamento. Por isso, tenha em mente que a sua página será a primeira imagem que o cliente terá do seu negócio e essa experiência precisa ser positiva para atrair ele até o seu estabelecimento.

Seus clientes estão na internet. Então sua marca também deve estar!

Black Friday – a data mais esperada pelos consumidores e lojistas

O termo Black Friday surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. Hoje, a data ainda permanece sendo o Start para as compras de natal, porém, com muitos outros significados além desse.

Este ano a Black Friday é comemorada no dia 29 de novembro e, segundo previsão da idealizadora do evento no Brasil, a plataforma “Blackfriday.com.br”, as vendas nesta data deverão crescer em até 21% em relação ao ano passado. Tendo um faturamento de mais de R$ 3,15 bilhões.

Conforme análise feita pela plataforma Blackfriday.com.br, apresentada no gráfico abaixo, demonstra que, apesar de estarmos enfrentando uma instabilidade econômica e política no país, ainda assim as vendas atingirão o ápice em comparação com todos os outros anos e tende a aumentar ainda mais nos anos seguintes.

E como a Black Friday pode interferir no seu estabelecimento?

Conforme as pesquisas apontam, o consumidor final já está preparado para gastar durante a Black Friday, ou seja, as pessoas já estão esperando pela data de maior promoção do ano e isso pode ser positivo para o seu negócio.

Assim como a maioria das empresas já estão fazendo, é indicado que todos os estabelecimentos que atuam com vendas ao consumidor final estejam preparados para atender esses clientes com promoções chamativas e diferenciadas. Além de se preparar com um estoque considerável.

Para te ajudar a organizar uma promoção de Black Friday para o seu estabelecimento, trouxemos algumas dicas importantes:

1 – Seja criterioso ao escolher os produtos em oferta: significa que você deve estabelecer uma promoção que não vá lhe gerar prejuízos;

2 – Analise seu estoque e reabasteça os produtos que estão em falta ou em pouca quantidade;

3 – Prepare sua equipe para receber um maior número de clientes;

4 – Faça a divulgação das promoções antecipadamente;

5 – Adquira produtos mais baratos para possibilitar uma promoção realmente atrativa ao cliente;

6 – Analise os produtos que geralmente tem mais saída e faça uma promoção melhor para esses itens.

Com essas sugestões é possível organizar uma promoção de Black Friday atrativa ao seu cliente e favorável ao seu negócio.

O Super Clube de Compras está aqui para facilitar seu acesso aos melhores preços da Indústria e garantir uma Mega promoção de Black Friday no seu estabelecimento.