Clientes satisfeitos compram mais!

Independente do ramo em que você atua, ter clientes satisfeitos é de suma importância para o seu negócio, seja com seu atendimento, seus produtos, sua organização ou prazos, quando há uma boa interação entre a empresa e o público, os negócios caminham naturalmente rumo ao sucesso. Clientes satisfeitos compram mais e indicam seu produto/loja.

Mas como saber se seu cliente está satisfeito?

Mensurar a satisfação de seus clientes muitas vezes pode ser uma tarefa difícil. É muito mais fácil você mensurar o número de clientes que não estão satisfeitos. Isso acontece porque um cliente insatisfeito vai atrás para fazer uma reclamação ou exigir uma troca, um reembolso. Já, os clientes satisfeitos não, eles apenas aguardam a próxima vez que necessitarão comprar de novo, ou seja, clientes satisfeitos geralmente não ligam para as empresas para mostrar sua satisfação.

Mas, também existe o cliente insatisfeito que não entra em contato para reclamar. Eles simplesmente deixam de adquirir os produtos e serviços oferecidos.

Nesse contexto, o atendimento agradável é, portanto, a chave para o sucesso no mercado. É muito importante você estabelecer padrões de qualidade para se relacionar com os clientes e passar aos seus funcionários para que também exerçam uma relação saudável, amigável e produtiva com o cliente.

Aí vão 5 dicas para você medir a satisfação dos seus clientes e fidelizá-los:

1 – Vá direto ao ponto: Pergunte ao cliente. Faça pesquisas de satisfação com certa frequência para poder comparar os resultados e a evolução com o tempo. Pode fazer isso através de telefone, e-mail, whatsapp, pelas redes sociais ou, até mesmo pessoalmente.

2 – Entenda as expectativas e desejos dos clientes: Quando conhecemos verdadeiramente as expectativas e vontades dos clientes, somos capazes de oferecer uma melhor experiência a eles e traçar ações para satisfazer essas necessidades.

3 – Descubra onde você está falhando: Encontre, reconheça e corrija os erros. Entenda o que causou a insatisfação do cliente e busque solução para isso. Reconstrua uma relação confiável com ele.

4 – Pequenos detalhes fazem grandes diferenças: Seja detalhista quando se trata do seu negócio. Busque entender o que está funcionando e o que poderia ser diferente. Questione o cliente sobre a experiência que teve com a sua empresa, e não com os produtos. Além disso, seja gentil e cordial, coloque comentários nas suas postagens como “Obrigado por nos escolher”, faça o cliente se sentir bem. Pequenos gestos também influenciam na hora de escolher onde comprar.

5 – Conheça seus concorrentes: Atenção, conhecer seu concorrente não significa que você deva falar mal dele. Observe o que o seu concorrente faz, e faça melhor. Aprenda com ele.

Busque ser uma empresa onde seu cliente se sinta bem e queira voltar e, melhor que isso, traga mais pessoas junto com ele. Aproxime-se do cliente, seja aquilo que ele deseja e demonstre o quanto ele é importante.

Lembre-se, independente do ramo em que a sua empresa atue, sem clientes, você não seria nada. Então valorize as pessoas que entram na sua loja e busque dar a melhor experiência de compras que elas já tiveram.